sexta-feira, 2 de novembro de 2007

TATU VAI À PÉ: equilíbrio físico e mental junto com a natureza

O projeto iniciou suas atividades em junho de 2006 com o propósito de reunir pessoas que tinham interesse num mesmo objetivo: utilizar o contato com o meio ambiente natural para equilibrar o desgaste físico e mental que o dia-a-dia nos impõe.
Para isto, a coordenadora e idealizadora do projeto, Mirna Miranda, procurou a Secretaria de Agricultura para conseguir o contato com os fazendeiros da nossa região que tivessem interesse de receber este grupo que passaria o dia em suas propriedades.
"Num primeiro momento foram cinco os interessados e hoje já contamos com oito propriedades".
O trabalho de pesquisa evoluiu e o projeto se tornou um Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) em uma formação de Artes Corporais Chinesas que Mirna Miranda concluiu em maio de 2007, em São Paulo.
Por isso, esta proposta está fundamentada nas teorias da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), pois esta é a área de atuação profissional da terapeuta e educadora Mirna Miranda desde 1987. Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, daí o nome Cinco Elementos.
O contato do homem com a natureza sempre foi compreendido pelos chineses antigos de uma forma que hoje, nós ocidentais, entendemos melhor e com maior facilidade.
Eles dizem que: "tudo que acontece na natureza tem uma ressonância no homem e vice-versa, porque na verdade, somos regidos pelas mesmas leis cósmicas. O homem é o cosmo em miniatura e participa, por sua natureza, de todo acontecimento macrocósmico".
Na prática seria fácil identificar isto, pois muitas pessoas reconhecem o quanto se sentem bem em contato com a natureza e muitas vezes nem sabem porque.
Na verdade, desta forma, estamos "em casa" quando ficamos despreocupados e com "permissão" de estarmos à toa, sem fazer nada, olhando para o céu, escutando os pássaros ou o barulho das águas de um rio ou de uma cachoeira.

Um comentário:

Eliana disse...

Sou participante do programa e só tenho elogios a ele. Esperando o próximo...Eliana